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quinta-feira, 27 de março de 2014

Coordenadas e o Plano Cartesiano

Aula realizada em 2013 com os alunos da 8ª série 83, da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, da Cachoeira do Bom Jesus.
Inicialmente, sem ter conceituado coordenadas ou o plano cartesiano, utilizei o jogo Batalha Naval, disponível no programa Edubar - (mas há vários outros "Batalhas Navais" na internet que podem ser utilizados também).
O uso da lousa digital oportunizou aulas colaborativas, interativas e participativas.
Os alunos foram à lousa e resolveram várias atividades práticas, como localizar pontos no Plano Cartesiano, dar coordenadas de pontos do plano e construção de figuras a partir de pontos.
O programa GeoGebra também foi utilizado. Os alunos trouxeram o endereço de suas residências, localizaram-nos com o auxílio do Google Maps e traçaram a rota para ver a distância percorrida das suas casas até a escola. Depois, salvaram a imagem, a inseriram no GeoGebra e a utilizaram para aprender a calcular o perímetro e a área de um quadrilátero. 
A partir daí os alunos calcularam o perímetro e a área de diversas formas geométricas.

























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