Trabalho apresentado na III Feira Municipal e IV Feira Regional de Matemática - Fpolis - 2017
O futebol é o esporte mais popular no Brasil, inclusive sendo chamado de “paixão nacional”. Atualmente, cada vez mais mulheres praticam, torcem e participam deste mundo que já foi inteiramente masculino. Em nossa cidade, dois times dividem a maioria dos torcedores: Avaí e Figueirense. O Avaí é o time que possui maior número de torcedores na turma 81 (8o ano do ensino fundamental do período matutino) da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro, contando com um número expressivo de torcedoras garotas, dentre elas, as duas alunas autoras deste trabalho. Além disso, é o time da professora de matemática e também autora Emiliana, e do diretor em exercício Aldonei, que como bom torcedor e historiador, nos possibilitou embasar nossa pesquisa histórica sobre o time com empréstimo de seu acervo pessoal.
Este trabalho teve o objetivo de conhecer mais sobre o time, sua história, curiosidades, e verificar a matemática presente em cada detalhe estudado. Também tivemos a intenção de mostrar às pessoas que a matemática está em todo lugar, inclusive no nosso time do coração.
Foi importante poder aprender e reaprender a utilizar alguns instrumentos de medidas, como a régua, o compasso e o transferidor.
O primeiro passo foi ler os livros listados nas referências deste artigo, e organizar uma linha histórica do time. Em virtude de o time ter quase um século de existência, optamos por organizar uma linha do tempo dos títulos conquistados.
O primeiro passo foi ler os livros listados nas referências deste artigo, e organizar uma linha histórica do time. Em virtude de o time ter quase um século de existência, optamos por organizar uma linha do tempo dos títulos conquistados.
Demos destaque ao título nacional do Campeonato Brasileiro da série C, conquistado em 1998, que deu ao time a estrela acima do escudo.
O desenho da estrela foi realizado utilizando régua e compasso. Para isso, seguimos os passos abaixo:
2°) Marcamos o raio na circunferência;
3°) Dividimos 360° por 5, pois a estrela tem cinco pontas;
4°) Marcamos os ângulos de 72° a partir do raio; e
5°) Traçamos as diagonais do pentágono.
5°) Traçamos as diagonais do pentágono.
Foi através da leitura do livro que decidimos reproduzir o campo do estádio Aderbal Ramos da Silva (popularmente conhecido como “a Ressacada”) em uma escala de 1:200, ou seja, cada 1cm na maquete representa 200cm (ou 2m) no campo real. Podemos assim reproduzir diversas medidas que são padrão dos campos de futebol, como o raio do círculo central e medida do gol. Mas também verificamos que o comprimento e a largura seguem o padrão Fifa – Fédération Internationale de Football Association – que é de 105m por 68m.
Elaboramos também uma tabela e um gráfico de barras com base nos dados dos maiores artilheiros do Avaí. Podemos ver que o único artilheiro ainda em exercício é o atacante Marquinhos, com 90 gols, até o final de junho de 2017.
Para abordarmos outro modelo de representação gráfica, realizamos uma pesquisa nos anos finais do turno matutino para termos noção da porcentagem de torcedores, e aplicando regra de três calculamos essa porcentagem e a representamos em um gráfico de setores, ou pizza. No gráfico podemos perceber que mais da metade (aproximadamente 65% dos alunos) são torcedores do Avaí.
Este trabalho foi desenvolvido pelas alunas Ana Luiza do Nascimento e Marcela Marcia Teixeira sob a orientação da professora de Matemática Emiliana Aparecida Corrêa para exposição na mostra de trabalhos da escola em novembro de 2016. Nesta exposição, o mesmo recebeu muitas visitas de pais, alunos e profissionais da escola, não apenas de torcedores do time, o que foi muito interessante e gratificante para nós. Em agosto de 2017, apresentamos o trabalho na III Feira Municipal e IV Feira Regional de Matemática e o mesmo foi considerado destaque.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KLUSER,
A. J.; MATOS, F.; DAMANTARAS, S. A. O
time da raça – almanaque dos 90 anos do Avaí futebol clube. Nova Letra,
2014.
NETO,
A. B. Avaí Futebol Clube. Nova
Letra: Fpolis/SC, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário