O jogo Trilha Matemática foi desenvolvido por um grupo de alunos da turma 91 da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro com o objetivo de exercitar a resolução de Equações do 2º Grau através da Fórmula Resolutiva.
RESUMO:
Compreender as equações do 2º grau e
encontrar suas raízes são considerados importantes pré-requisitos para o ensino
médio, e poder exercitar a resolução de equações utilizando jogos é um método
eficiente e prazeroso de se aprender. Neste sentido, os alunos da turma 91 da
E.B.M. João Gonçalves Pinheiro – Florianópolis/SC elaboraram um jogo denominado
Trilha
Matemática. O principal objetivo do jogo é exercitar a resolução de
equações do 2º grau através da fórmula resolutiva, exercendo assim o papel de
facilitador na aprendizagem. Além do conteúdo, o jogo também auxiliou no desenvolvimento
da autonomia, criatividade, iniciativa e motivação da turma.
INTRODUÇÃO:
As equações do
2º grau são abordadas na história da matemática desde a época dos egípcios,
babilônios, gregos, hindus e chineses. O primeiro registro das equações
polinomiais do segundo grau foi feito pelos babilônios. A fórmula resolutiva,
utilizada por nós nos dias atuais, foi publicada pelo matemático indiano
Bháskara (século XII) e é comumente denominada Fórmula de Bháskara em homenagem
a ele. É uma fórmula utilizada principalmente para resolver equações
quadráticas de fórmula geral ax2 + bx + c = 0, com coeficientes
reais e a ≠ 0. É dada por
MATERIAL
E MÉTODOS:
O jogo é composto de um tabuleiro, uma
roleta e diversas cartas contendo equações do 2º grau a serem resolvidas. Pode
ter de dois a seis jogadores e pode ter um “supervisor” para verificar as
soluções das equações. Inicia-se a partida com o giro da roleta e a casa onde a
flecha parar indica o desafio a ser resolvido. Caso a roleta indique a retirada
de uma carta, o jogador deve ler a carta e resolver a equação contida nela. Em
caso de acerto, pula a quantidade de casas indicada na carta e se a solução
estiver incorreta, o jogador volta a quantidade de casas indicada na carta. No
tabuleiro há alguns contratempos como: volte para o início, gire a roleta outra
vez, pegue outra carta. Tudo para que o jogo fique mais difícil. Vence o
jogador de chegar primeiro ao final da trilha. Os materiais utilizados para
elaboração do jogo foram: papel cartão, tampa de garrafa pet (para representar
os jogadores), um brinco e uma lista contendo equações do 2º grau passada como
sugestão de exercício pela professora em sala de aula.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO:
Os jogos matemáticos criados e estudados
pela turma 91 durante o 2º trimestre do ano de 2015 puderam resgatar
conhecimentos matemáticos ora esquecidos pelos alunos. Especificamente o jogo Trilha Matemática teve importância no
processo de ensino aprendizagem por exercitar equações do 2º grau. Neste
sentido, pudemos perceber que os alunos se interessaram mais pelo conteúdo
através do jogo, pois envolveu os competidores de maneira divertida.
CONCLUSÃO:
Os alunos passaram a ser protagonistas,
sendo criadores dos jogos. Os objetivos esperados foram alcançados, pois houve
interesse, participação e motivação na execução e realização dos jogos.
O jogo foi apresentado na 1ª Feira Municipal e 2ª Feira Regional de Matemática pelas alunas Ana Tereza e Gabriela no dia 23 de setembro e foi destaque! As meninas deram um show de conhecimento e desenvoltura na apresentação!
Gostaria de conhecer o jogo melhor.
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