O projeto foi desenvolvido nas turmas 71, 91 e 92 da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro com o objetivo de trabalhar conceitos de Geometria Plana na construção de pipas.
RESUMO:
Com o objetivo de despertar o interesse pela geometria, usar corretamente instrumentos de medidas - principalmente o transferidor, e desenvolver a criatividade, construímos pipas do tipo carioca, a mais utilizada em nossa cidade, aplicando conceitos da geometria em uma turma de 7º ano e 9º ano. Este trabalho mostra que é preciso ir além da sala de aula e abordar os traços geométricos, a perfeição das
formas, ou seja, a geometria existente no cotidiano do aluno, pois só assim a aprendizagem será verdadeiramente significativa para os alunos.
formas, ou seja, a geometria existente no cotidiano do aluno, pois só assim a aprendizagem será verdadeiramente significativa para os alunos.
INTRODUÇÃO:
Olhando ao nosso redor observamos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares. Desde os princípios básicos da Geometria Euclidiana até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na geometria dos objetos. No primeiro contato com a geometria plana devemos enfatizar as formas geométricas e os matemáticos responsáveis pelo estudo das mesmas: Tales, Pitágoras, etc.
MATERIAIS E MÉTODOS:
A duração dessa atividade foi de duas semanas. Na primeira, trabalhamos em sala de aula os conceitos da geometria a serem utilizados na construção das pipas. No Laboratório de Ciências, em grupos de três alunos, construímos as pipas aplicando os conceitos estudados. Na segunda semana, de
posse das pipas já construídas, utilizamos transferidores para medir os ângulos internos das figuras geométricas formadas nas pipas, verificamos relações entre os ângulos e aplicamos o Teorema de Pitágoras e as relações trigonométricas seno, cosseno e tangente nos triângulos retângulos das pipas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os principais conteúdos matemáticos abordados na construção das pipas foram: 1) Perpendicularismo - quando a vareta vertical é amarrada com as duas horizontais, são perpendiculares, isto é, formam um ângulo de 90º, ou ângulo reto. 2) Paralelismo - varetas horizontais; 3) Simetria - a distribuição do espaço das duas varetas horizontais devem ser iguais; 4) Ângulos - usando o transferidor, medimos e classificamo-os como: agudos, obtusos, retos, rasos, uma volta inteira e os complementares e suplementares; 5) Triângulos - na parte superior e na inferior encontramos formas triangulares, aplicamos relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos.
CONCLUSÃO:
Ao final da atividade, foi possível perceber que o objetivo esperado foi alcançado, pois os alunos passaram a explorar as formas e relacioná-las à uma atividade presente no seu cotidiano. Além disso, as aulas foram divertidas e com grande participação dos alunos.
O projeto que foi apresentado na 1ª Feira Municipal e 2ª Feira Regional de Matemática pelas alunas Gabriella e Manoela no dia 23 de setembro e foi destaque! As meninas deram um show de conhecimento e desenvoltura na apresentação!