Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Captação da água da chuva na E.B.M. João Gonçalves Pinheiro: uma ideia matematicamente possível


     
O projeto foi realizado pelos alunos da turma 81 durante os meses de julho a setembro de 2015.

O principal objetivo foi mostrar matematicamente os benefícios da implantação que o sistema trará quanto ao uso consciente da água, economia financeira e principalmente para que tornemos nossa escola ainda mais sustentável.



MATERIAL E MÉTODOS:

O projeto gira em torno de um sistema de captação da água da chuva, para a mesma ser usada em descargas de vasos sanitários, irrigação das plantas ou lavagem das calçadas. Neste sentido, para iniciarmos o projeto, no 3º dia do mês de julho de 2015, construímos pluviômetros com garrafas pet’s e instalamos em uma área plana e aberta à captação da água da chuva na escola, sendo conferidos semanalmente a quantidade de água coletada, em milímetros (mm). Ao final do mês, analisamos o volume de água da chuva coletada através de gráfico de linha e a redução correspondente na fatura de água da unidade educativa. Também construímos uma maquete hidráulica ilustrativa do sistema de captação da água da chuva em um “recorte” de um dos pavimentos da escola.





RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os principais conteúdos matemáticos abordados foram: unidades de medida de comprimento, superfície e capacidade, cálculo de perímetro e área, tratamento da informação, escala e porcentagem. Para que este estudo pudesse se concretizar foi de grande importância a visita à Casa Eficiente da Eletrosul, onde presenciamos um sistema de aproveitamento da água em funcionamento, além de outras estratégias para que a casa aproveite o máximo dos recursos naturais que a tornam o mais sustentável (eficiente) possível.




 CONCLUSÃO:

Ao final do estudo foi comprovada, por meio de ferramentas da matemática, a viabilidade da implantação de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva em nossa escola. Além disso, foi importante utilizarmos a matemática em um projeto tão amplo e significativo para a turma e comunidade escolar.

O produto final do projeto foi apresentado na 1ª Feira Municipal e 2ª Feira Regional de Matemática pelas alunas Amanda, Isabela, Ludmila e Emely no dia 23 de setembro e foi destaque! As meninas deram um show de conhecimento e desenvoltura na apresentação! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário