Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Raiz Quadrada: construindo quadrados

Objetivos:

- Reconhecer quadrados perfeitos;
- Calcular raízes quadradas;
- Compreender que calcular a raiz quadrada de um número é encontrar a medida do lado de um quadrado.

Conteúdo:
- Raiz quadrada exata. 

Ano:
8º ano

Tempo estimado:
Duas aulas de 45 minutos cada.

Material necessário:
Papel, lápis e o jogo ATTO Educacional.

Metodologia e desenvolvimento:

1ª aula
Organizamos a turma em grupos de seis alunos/as para que as peças do jogo ATTO fiquem disponíveis no centro das mesas. A professora apresenta um quadrado - montado antecipadamente com peças do jogo - com área igual a 9 unidades (furinhos ou espaços), e propõe a seguinte questão: “qual a medida de seus lados?" Observemos as resoluções desenvolvidas pelos/as alunos/as e, ao fim da atividade, socializamos. Por fim, a professora faz a apresentação da explicação mostrando a divisão em quadrados unitários (3 x 3).

2ª aula
Distribuímos aleatoriamente cartões com os seguintes quadrados perfeitos: 36, 49, 64, 121, 144, 196, 225, 289 e 361. Os/As alunos/as devem então, em posse de peças do ATTO, montar os quadrados do seu grupo.

Avaliação:
Apresentação das soluções e quadrados montados pelo grupo.  

 


  


 

(aula realizada com os/as alunos/as da turma 81 da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva - abril de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário