Resumo:
Com o objetivo de explorar geometricamente o Teorema de Pitágoras, usar corretamente instrumentos de medidas – principalmente o transferidor, e desenvolver a criatividade, o presente trabalho é um relato de uma experiência na turma 91 (9º ano do ensino fundamental) da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro, através de verificações e demonstrações do Teorema de Pitágoras utilizando figuras geométricas. Utilizamos a demonstração proposta por Henry Perigal em 1873, através do quadrado de lado (A + B) e a verificação teorema através de malha quadriculada.
Introdução:
O triângulo retângulo tem seus lados denominados catetos e uma hipotenusa, no qual a hipotenusa se localiza no lado oposto do ângulo reto e os catetos são os lados que formam o ângulo reto de 90º. O Teorema de Pitágoras relaciona as medidas dos catetos e da hipotenusa. Ele diz que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Foi através desse teorema que os números irracionais começaram a ser introduzidos na Matemática. O primeiro irracional a surgir foi √2, que apareceu no cálculo da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo uma unidade cada.
Materiais e Métodos:
Após as demonstrações realizadas sob a orientação da professora Emiliana, a turma foi dividida em grupos de no máximo 5 alunos, cada grupo ficou responsável por fazer as peças necessárias para sua verificação fornecida pela professora. Utilizamos como materiais concretos: folhas de papel, cartolinas coloridas, EVA, régua, transferidor, velcro, cola quente, entre outros.
Resultados e Discussão:
Os principais conteúdos matemáticos abordados foram: Teorema de Pitágoras, perpendicularismo, paralelismo, ângulos e figuras geométricas (quadrados triângulos retângulos e trapézios). Ao final da atividade, todos os grupos conseguiram realizar seu trabalho, alguns com maiores dificuldades do que os outros, devidos às diferenças na complexidade de cada uma das demonstrações e no uso de instrumentos de medidas, principalmente a régua e o transferidor.
Conclusão:
Como conclusão da atividade o resultado de cada grupo foi socializado para a turma e cada um teve a oportunidade de comentar sobre sua experiência nessa atividade. Diante da experiência realizada, pudemos identificar que aprendemos de forma mais significativa através da manipulação dos materiais concretos do que simplesmente através de cálculos algébricos.
O projeto que foi apresentado na 2ª Feira Municipal e 3ª Feira Regional de Matemática pelas alunas Isabela e Luana no dia 29 de agosto de 2016 e foi destaque! As alunas deram um show de conhecimento e desenvoltura na apresentação!