Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Raiz Quadrada: construindo quadrados

Objetivos:

- Reconhecer quadrados perfeitos;
- Calcular raízes quadradas;
- Compreender que calcular a raiz quadrada de um número é encontrar a medida do lado de um quadrado.

Conteúdo:
- Raiz quadrada exata. 

Ano:
8º ano

Tempo estimado:
Duas aulas de 45 minutos cada.

Material necessário:
Papel, lápis e o jogo ATTO Educacional.

Metodologia e desenvolvimento:

1ª aula
Organizamos a turma em grupos de seis alunos/as para que as peças do jogo ATTO fiquem disponíveis no centro das mesas. A professora apresenta um quadrado - montado antecipadamente com peças do jogo - com área igual a 9 unidades (furinhos ou espaços), e propõe a seguinte questão: “qual a medida de seus lados?" Observemos as resoluções desenvolvidas pelos/as alunos/as e, ao fim da atividade, socializamos. Por fim, a professora faz a apresentação da explicação mostrando a divisão em quadrados unitários (3 x 3).

2ª aula
Distribuímos aleatoriamente cartões com os seguintes quadrados perfeitos: 36, 49, 64, 121, 144, 196, 225, 289 e 361. Os/As alunos/as devem então, em posse de peças do ATTO, montar os quadrados do seu grupo.

Avaliação:
Apresentação das soluções e quadrados montados pelo grupo.  

 


  


 

(aula realizada com os/as alunos/as da turma 81 da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva - abril de 2014)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sistema de Numeração Braille

Nas aulas de hoje a turma 65 (6º ano) da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva, conheceu o Sistema de Numeração Braille.
Os/As alunos/as puderam manusear celas Braille, montando números nas mesmas. Conheceram também a máquina de escrever, o reglete, calculadora, régua, transferidor e outros materiais adaptados para cegos e/ou pessoas com baixa visão.

Agradeço a professora Rosângela da Sala Multimeios pelo apoio e importante contribuição!





 

 

Na próxima aula, faremos uma dinâmica de sensibilização e teremos a participação do aluno Vinícius (do 3º ano), que fará a leitura de um livro infantil em Braille para os alunos. Aguardem!

domingo, 30 de março de 2014

sábado, 29 de março de 2014

ATTO Educacional


Oficina realizada em 2013:
Os/As alunos/as dos sétimos anos da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva utilizaram este objeto pedagógico na construção de mesas, e foram convidados a refletir sobre a resolução de problemas e desafios, pois não existem "respostas certas", mas sim, soluções aceitáveis.

Já os/as alunos/as das oitavas séries construíram polígonos cujos lados foram expressados por expressões algébricas. Após a construção, calcularam o perímetro destes polígonos.
As aulas foram participativas e colaborativas. Foram criadas mesas e polígonos incríveis!


 

 
 

 

 



sexta-feira, 28 de março de 2014

Construindo Pipas

Projeto realizado em 2013 com turmas de 7º ano e 8ª série da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva com o objetivo de trabalhar a geometria de maneira lúdica. Os alunos do 7º ano identificaram e aplicaram os conceitos de perpendicularismo, paralelismo, ângulos, polígonos e área na construção das pipas, e os alunos da 8ª série puderam a aplicar o Teorema de Pitágoras utilizando os triângulos da parte superior e inferior das Pipas confeccionadas. Muito legal!!!

 

 

 

 

 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Coordenadas e o Plano Cartesiano

Aula realizada em 2013 com os alunos da 8ª série 83, da E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, da Cachoeira do Bom Jesus.
Inicialmente, sem ter conceituado coordenadas ou o plano cartesiano, utilizei o jogo Batalha Naval, disponível no programa Edubar - (mas há vários outros "Batalhas Navais" na internet que podem ser utilizados também).
O uso da lousa digital oportunizou aulas colaborativas, interativas e participativas.
Os alunos foram à lousa e resolveram várias atividades práticas, como localizar pontos no Plano Cartesiano, dar coordenadas de pontos do plano e construção de figuras a partir de pontos.
O programa GeoGebra também foi utilizado. Os alunos trouxeram o endereço de suas residências, localizaram-nos com o auxílio do Google Maps e traçaram a rota para ver a distância percorrida das suas casas até a escola. Depois, salvaram a imagem, a inseriram no GeoGebra e a utilizaram para aprender a calcular o perímetro e a área de um quadrilátero. 
A partir daí os alunos calcularam o perímetro e a área de diversas formas geométricas.